counter

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

História de Chamoim


O Contexto histórico-cultural: Nas Memórias Paroquiais de 1758, no séc. XVIII, o território concelhio era constituído por um corpo de 11 freguesias. O lugar de Sequeirós, na freguesia de Chamoim, apresentava-se como o local onde o concelho tinha a sua sede: . A escolha de Sequeirós, em Chamoim, como sede do Concelho, deveu-se sobretudo aos interesses económicos que o senhorio donatário tinha na terra, como proprietário de terrenos e rendas.

Esta aldeia, tinha uma «cadeia», e também a sua casa onde se faziam as audiências (...) ainda hoje são visíveis algumas coisas: O centenário fontanário da cadeia, "como ainda hoje é conhecido", onde os presos iam beber e a capela onde iam rezar...

Em toda a vertente que vai do fundo do rio Homem até ao extremo mais alto do Castelo de Covide/Bouro, pequenos povoados rurais. Os arcaicos núcleos rurais e os seus lugares, dispersos pela encosta e encastelados nos montes - lugares de Frigueiras e Santa Comba - Sequeirós, Pergoim e Lagoa, com o seu património rural (os moinhos, os regadios, as levadas, os nichos religiosos, o miradouro do Alto do Espigão), apresentam-se como edificações rurais de grande interesse.
A igreja matriz situa-se no lugar de Lagoa, entre o povoado habitacional e tem como orago o Apóstolo Santiago. No largo fronteiro da matriz encontram-se as cruzes da via sacra e o cruzeiro feito de um miliário.

Sem comentários:

Enviar um comentário